Grupo Nobre Tamboreiro se apresenta em Caxias do Sul

Oficina de formação em tambores, espetáculo e roda de intercâmbio serão realizados dia 20, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto
No próximo dia 20 de outubro, Caxias do Sul recebe o espetáculo musical Nobre Tamboreiro Pachamamáfrica. O projeto contemplado no Edital da Sedac RS / Política Nacional Aldir Blanc está circulando por 12 cidades gaúchas, contemplando locais atingidos pela tragédia climática de maio de 2024. O programa prevê uma oficina de formação em tambores, às 14h, seguido do espetáculo musical e uma roda de intercâmbio com artistas e agentes culturais locais, às 15h, ambos na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto. As atividades são grat uitas.
Nobre Tamboreiro é a tradução do ioruba para língua portuguesa do termo Alabê Ôni, antigo nome do grupo formado para o Projeto Sonora Brasil do SESC em 2012, ativo com esta nomenclatura até 2023. A partir de agora e com nova formação - com os músicos Richard Serraria, Mimmo Ferreira e Tuti Rodrigues - o grupo optou por usar a tradução do seu nome para este novo ciclo de existência. O grupo acumula um legado artístico de mais de uma década de intensa produção musical, formativa e performática, tendo promovido a circulação de seu repertório e compartilhado atividades formativas para o público por todo país . Assim, esta circulação é a continuidade, ampliação e consolidação desta rica trajetória que irá circular pelo Rio Grande do Sul.
A oficina de formação em tambores é aberta ao público em geral, oferecendo uma oportunidade única de fruição e partilha de saberes teóricos e práticos sobre a história, diversidade e contribuição dos tambores para a construção de nossa memória social e cultural. O espetáculo e roda de intercâmbio com artistas e agentes culturais locais busca promover a para discussão e trocas a cerca de uma Economia Criativa a partir e no entorno dos tambores e o fortalecimento de uma rede estadual de tamboreiros.
Contato para entrevistas: Richard Serraria (51) 9 9104-7759
COMENTÁRIOS