Concurso dos Melhores Vinhos inova com troféu alusivo aos 150 anos da imigração italiana

Lançamento está marcado para o próximo 26 de junho na Vinícola Rossato, cujos fundadores chegaram à região em 1884
O Comitê Organizador inova na premiação e na identidade visual do 28º Concurso dos Melhores Vinhos, Sucos e Uva e Espumantes de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira (1º/05) foram lançadas as novidades nas redes sociais do Concurso (@vinhosdecaxiasoficial), entre elas o Troféu La Traversata – 150 Anni, em homenagem aos 150 Anos da Imigração Italiana em Caxias do Sul.
Pelo 28º ano consecutivo, o certame valoriza, promove e premia os melhores produtos das cerca de 60 cantinas caxienses que vinificam (produzem vinho de forma ativa), segundo o Ministério da Agricultura. Quase na totalidade, os estabelecimentos têm como empreendedores descendentes de imigrantes italianos que se fixaram na região a partir de 1875. O lançamento do Concurso está confirmado para o próximo dia 26 de junho na Vinícola Rossato, cujos fundadores chegaram à região em 1884.
Em julho de 2023 o Comitê passou a canalizar investimentos na maior divulgação das vinícolas participantes, produtos e resultados do Concurso. Desde então, o perfil criado no Instagram e Facebook soma 4,6 milhões de visualizações dos conteúdos postados pela agência responsável (Sacramento Brandmarketing).
Para 2025, as inovações incluem nova logomarca, textura, fonte e paleta de cores, mantendo o dourado e trazendo outros tons mais terrosos para buscar o resgate da cultura e a celebração dos 150 Anos da Imigração Italiana. A logomarca escolhida imprimiu maior modernidade e fluidez ao símbolo do Concurso, englobando todos os produtos representados (vinhos, sucos de uva e espumantes).
A principal novidade é o Troféu La Traversata – 150 Anni, em alusão à travessia dos imigrantes pelo oceano. Ele vai premiar a amostra de maior pontuação (calculada pela mediana) nas categorias de produtos engarrafados. A premiação será anunciada no dia 27 de setembro.
Durante o mês de maio, os organizadores vão convidar as vinícolas a se inscrever (ano passado foram 324 amostras inscritas). Depois, os técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) farão a coleta das amostras nas cantinas participantes. Em julho, um time de especialistas vai avaliar cada uma delas durante a etapa de análise sensorial.
O Comitê Organizador do Concurso é formado por empresários do segmento, representantes da Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul) e SMAPA.
COMENTÁRIOS