Villa dei Troni é inaugurada em Caxias do Sul e emociona o público com um tributo vivo à cultura italiana

Entre a cerimônia de abertura e o primeiro dia de visitação, mais de mil pessoas conheceram o maior parque temático dedicado à imigração italiana no Brasil
Uma tarde de emoção, história e celebração marcou a inauguração da Villa dei Troni – Parque Temático Vivo Italiano, na última sexta-feira (10), em Ana Rech, Caxias do Sul. O evento reuniu autoridades, convidados e imprensa em uma cerimônia que uniu música, memória e o sentimento de pertencimento às origens italianas que moldaram a Serra Gaúcha.

Entre as autoridades presentes estavam o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a Deputada Federal Denise Pessoa (representando a Câmara dos Deputados), e o Prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico. Vindos diretamente da Itália, também prestigiaram a cerimônia o historiador e presidente honorário da Associazione Veneti nel Mondo, Ettore Beggiato, e o Consigliere Regionale del Veneto, Enrico Acorsi, além da presidente do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, Isabel Cristina Dalcin Quirino. A cerimônia foi abençoada pelo Bispo Diocesano Dom José Gislon, acompanhado dos párocos de Ana Rech e Vila Oliva.

A inauguração começou no início da tarde com um tour para imprensa e influenciadores, que foram recebidos com uma recepção calorosa pela equipe do Teatro de Garagem e pelo Coro Imigrantes, no Coretto. Em seguida, todos foram ao Restaurante Leon para o Caffè di Benvenuto temático. No restaurante, os anfitriões Edson e Tânia Tomiello apresentaram o projeto da Villa dei Troni aos presentes e, na sequência, conduziram um tour pelas réplicas da Villa.
O sol já se punha no horizonte quando a cerimônia oficial teve início, ao som da Orquestra da UCS, acompanhada pelo cantor Rafa Gubert e pelo acordeonista Rafael De Boni.

“A Villa dei Troni nasceu de um chamado emocional quando encontrei uma colônia original preservada, com o porão de pedra construído pelo meu avô, nessas terras de Ana Rech das quais eu mesmo sou filho”, declarou, com a voz embargada de emoção, o empresário e idealizador da Villa dei Troni, Edson Tomiello (o Trovão). Ele contou detalhes da criação do projeto e agradeceu à família e a todos que contribuíram para a construção da Villa dei Troni – Parque Temático Vivo Italiano, destacando-a como o maior e mais completo empreendimento dedicado à preservação, celebração e valorização da cultura italiana no Brasil.
O governador Eduardo Leite destacou a importância do empreendimento para o turismo e a cultura gaúcha. “É admirável observar o cuidado e o capricho em cada detalhe deste parque, pensado para contar a história das nossas origens com sensibilidade e autenticidade. Esse projeto une turismo, cultura e memória, mas, acima de tudo, é um gesto de amor e de legado para as próximas gerações”, afirmou.
Após a solenidade, os convidados puderam explorar as instalações e saborear pratos típicos da culinária italiana em um coquetel que antecipou as experiências gastronômicas oferecidas ao público visitante.
Primeiras impressões e visitação pública
Entre a inauguração e o primeiro fim de semana de funcionamento, mais de mil pessoas passaram pela Villa dei Troni. O domingo (12), Dia das Crianças, contou com atrações especiais para os pequenos e encantou famílias de diferentes regiões. Um dos primeiros visitantes, um casal de Minas Gerais, relatou a surpresa diante da grandiosidade e autenticidade do local: “Viemos visitar nossa filha e ela nos trouxe aqui. Ficamos encantados!”.
Um legado vivo da imigração italiana
Com 25 hectares de área, a Villa dei Troni conta com 40 edificações, entre réplicas e construções originais, que reconstituem uma vila italiana do século XIX. Cada detalhe, da arquitetura em pedra e madeira aos elementos decorativos, foi pensado para preservar a memória e a essência dos imigrantes que ajudaram a construir a identidade da região.
Mais do que um parque temático, a Villa dei Troni é um espaço de encontro entre passado, presente e futuro. Um convite para vivenciar a cultura, os valores e a hospitalidade italiana que moldaram a Serra Gaúcha, agora em uma experiência imersiva, sensorial e inesquecível.
Programe-se para sua viagem a 1875
Os ingressos custam R$ 70,00 (inteira), R$ 35,00 (meia-entrada) para crianças de seis a 12 anos e público 60+. Crianças até 5 anos não pagam.
As entradas podem ser adquiridas no site www.villadeitroni.com ou na bilheteria local. O ingresso não dá direito à consumação.
A Villa estará aberta de sexta a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados e datas especiais. Nos demais dias da semana há possibilidade de agendamento de eventos corporativos, casamentos, formaturas, entre outros.
Siga no Instagram: @villadeitroni
COMENTÁRIOS