Das fábricas ao palco | Líderes debatem a indústria na Mercopar

Evento Indústria Delas, do SIMECS, reuniu lideranças para debate no dia 15 de outubro.
No segundo dia da maior feira de Inovação Industrial da América Latina, a Mercopar sediou a 2ª edição do Indústria Delas, um fórum promovido pelo SIMECS, que reuniu nomes de destaque para discutir o papel e os desafios da presença feminina na indústria.
Promovido pelo Núcleo Mulheres do Simecs, o evento recebeu mais de 160 participantes para acompanhar um bate-papo inspirador sobre liderança e inovação, com Clarissa Maria Turcatti Trombini, Paula Ioris e Marcos Baptistucci, seguido por uma palestra de encerramento ministrada por Carina Oliveira, diretora de Marketing da Stellantis.
O painel de abertura, mediado pelo presidente do SIMECS, Ubiratã Rezler, contou com a participação de Clarissa Trombini, diretora de Desenvolvimento Humano da Tramontina, que compartilhou sua trajetória de mais de 30 anos na empresa, iniciada aos 14 anos. Clarissa foi a primeira mulher a integrar o PCP e a CIPA na companhia e destacou como a presença feminina vem transformando o ambiente industrial.
“Amo, gosto muito. Não me faz sofrer. Amo estar com gente. Sempre digo: a Tramontina é feminina”, disse Clarissa, ao falar sobre a relação afetiva e de pertencimento com a empresa.
Na sequência, o executivo de Pessoas e Cultura da Randoncorp, Marcos Baptistucci, trouxe uma reflexão sobre a importância da diversidade de gênero nas organizações. Em seu discurso, ressaltou que cargos e funções não devem ter gênero definido e que a presença feminina é essencial para uma gestão mais empática e inovadora.
“Não adianta acreditar que só homem dirige carreta, só homem pisa no freio. Sabemos que isso não é verdade”, afirmou.
Ele também destacou o programa Jornada Delas, iniciativa da Randoncorp que tem como meta dobrar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025.
Encerrando o painel, a psicóloga Paula Ioris, representante da Casa Civil do Governo do Estado, compartilhou sua trajetória como mulher que iniciou na indústria e conquistou espaço em cargos públicos de liderança, como vereadora e vice-prefeita de Caxias do Sul.
“Gosto de dizer que não sou engenheira, mas faço muitas pontes. Afinal, o trabalho é um local de realização, não apenas de cumprimento de horário”, declarou.
A manhã foi concluída com a palestra inspiradora de Carina Oliveira, diretora de Marketing da Stellantis, que compartilhou sua experiência de mais de duas décadas na indústria automotiva. Carina destacou os valores que guiam a companhia, como fazer a coisa certa, respeitar a equipe, avançar rapidamente, prestar um serviço extraordinário e assumir responsabilidade, reforçando como a diversidade e o protagonismo feminino impulsionam a inovação.
“Impactamos as outras pessoas quando queremos e temos propósito”, concluiu.
O evento encerrou-se reforçando que promover a equidade de gênero é essencial para o avanço sustentável da indústria, e que, acima de tudo, são as pessoas que tornam essa evolução possível.
COMENTÁRIOS